Policiais civis da 37ª DP (Ilha do Governador) prenderam quatro pessoas em flagrante, nesta quarta-feira (14/08), que usavam documentos falsos, em nome de terceiros, para tentar sacar benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em uma agência bancária na Gávea, Zona Sul do Rio. A ação ocorreu após denúncia de funcionários do banco e contou com o apoio de agentes do programa Segurança Presente.
Ao chegarem no local, as equipes abordaram uma mulher suspeita no momento em que saía do banco. Ela estava usando a documentação de outra pessoa para retirada do cartão do INSS para a efetivação do referido saque do benefício. No momento que estava sendo conduzida para a viatura, a detida informou aos agentes que outro indivíduo estaria dentro da agência para aplicar o mesmo golpe. Afirmou ainda que outros comparsas, responsáveis pela entrega dos documentos falsos e condução de todos até a agência, estariam em um veículo que estava estacionado nas proximidades.
Diante das informações, os agentes da 37ª DP fizeram contato com uma equipe do programa Segurança Presente, que saiu em busca do veículo. Minutos depois, os policiais civis foram acionados pela inspetoria do banco e detiveram um homem que também estava de posse da documentação de uma outra pessoa para o saque indevido. Ele informou que estaria com o telefone de um indivíduo que estava acompanhado de uma outra mulher a bordo de veículo.
Quando se deslocavam para a delegacia, foram informados pelos agentes do Segurança Presente que o veículo teria sido encontrado, e que os dois ocupantes seriam levados para a delegacia. Eles foram autuados em flagrante por uso de documento falso, falsa identidade, organização criminosa e tentativa de estelionato.