NOTÍCIAS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Polícia Civil prende homem e apreende adolescente que trafegavam em motos com placas adulteradas

ASCOM - Assessoria de Comunicação

16/09/2024

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) prenderam um homem em flagrante por dirigir uma moto com placa adulterada, em um dos acessos ao Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, Zona Norte do Rio. Os agentes realizavam uma ação para coibir roubo de cargas, nesta segunda-feira (16/09), quando flagraram o veículo com parte da placa coberta por fita isolante e detiveram o motociclista. A ação teve apoio da 1ª DP (Praça Mauá) e da 4ª DP (Presidente Vargas).

Ainda nesta segunda, agentes da DRFC apreenderam um adolecente por fato análogo ao mesmo crime de adulteração de sinal identificador, na comunidade do Cangulo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O menor foi flagrado trafegando em uma moto com placa e chassi adulterados.

Após uma verificação no número do motor, os policiais constataram que o veículo era produto de roubo. Esta ação teve apoio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Niterói, da 48ª DP (Seropédica) e da 50ª DP (Itaguaí)

As capturas fazem parte da segunda fase da "Operação Torniquete", que visa reduzir roubos de cargas e de veículos no Rio de Janeiro. O trabalho é coordenado pela Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) da Polícia Civil, por meio da DRFC e da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Também participam das ações outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e delegacias distritais, além da Polícia Militar.

Durante a primeira fase da operação, entre novembro de 2022 e setembro de 2023, houve queda nos índices criminais. Em julho de 2023, por exemplo, os roubos de cargas e de veículos na Região Metropolitana registraram os menores números de casos desde janeiro de 2019.