Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) realizaram uma operação de fiscalização de ferros-velhos em áreas sob influência de organizações criminosas, nesta segunda-feira (07/09), em Santa Tereza, na Região Central da capital. Durante a ação, um estabelecimento foi fechado e três pessoas foram presas em flagrante.
Com o objetivo de coibir a receptação de materiais furtados de concessionárias de serviços públicos, os agentes localizaram um ferro-velho em funcionamento sem alvará ou documentação exigida para atividade comercial. No espaço, também foi encontrada uma ligação clandestina de energia elétrica.
A equipe ainda achou, no terreno do estabelecimento, materiais de procedência criminosa, incluindo fios de cobre pertencentes a uma concessionária de telefonia e hastes metálicas utilizadas em sinalização de trânsito.
O espaço foi periciado e interditado pela Polícia Civil. Todo o material foi catalogado e apreendido pelos agentes.
Dois responsáveis pelo ferro-velho foram presos em flagrante por receptação qualificada e furto de energia. Um terceiro homem foi visto fornecendo informações sobre a movimentação das equipes policiais para traficantes da região e, por isso, foi detido por colaborar como informante do tráfico de drogas.
A operação contou com o apoio de concessionárias de energia e abastecimento de água, além de uma empresa de telefonia, cujos técnicos forneceram suporte para a identificação dos materiais de procedência criminosa e para a constatação das ligações clandestinas de energia.
As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos e desarticular quaisquer atividades criminosas relacionadas.