NOTÍCIAS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Operação Torniquete: Polícias Civil e Militar prendem integrantes de grupo criminoso especializado em roubo de veículos no Rio de Janeiro

ASCOM - Assessoria de Comunicação

06/11/2024

Policiais civis e militares prenderam seis integrantes de uma das maiores quadrilhas de roubo de veículos do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (06/11). Eles foram localizados e capturados no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul da cidade, enquanto se preparavam para realizar um roubo. A ação faz parte da 2ª fase da "Operação Torniquete", que visa reprimir roubos, furtos e receptação de cargas e veículos, e contou com agentes da Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE), da 7ª DP (Santa Teresa), da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), do 2º BPM (Botafogo) e da Subsecretaria de Inteligência (SSI) da PMERJ.

De acordo com as investigações, o grupo é suspeito de integrar uma rede criminosa especializada em roubos de veículos nos bairros de Laranjeiras e Botafogo, na Zona Sul; no Méier e na Tijuca, na Zona Norte; e na Região Central da cidade. Com eles foram apreendidos duas pistolas, um revólver, toucas ninja, lacres para amarrar vítimas e três veículos, sendo um deles clonado e roubado no Méier, em agosto.

"Todos os seis criminosos capturados a partir desse trabalho integrado, com troca de informações de inteligência entre as polícias Civil e Militar, eram reincidentes em crimes de roubo. Isso é algo recorrente entre os presos na 'Operação Torniquete', uma vez que mais de 60% dos detidos já cometeram outros crimes. As forças de segurança seguirão trabalhando em conjunto para combater essas práticas criminosas", disse o diretor do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) da Polícia Civil, delegado André Neves.

"A prisão desse grupo criminoso representa uma resposta das forças de segurança do estado, contra as quadrilhas que atuam na prática de roubos de automóveis na Capital Fluminense. É importante destacar que a captura desse grupo criminoso, pode impactar na redução dos índices de roubos de veículos em outros locais da cidade", afirmou o coronel Luciano Vasconcellos, comandante do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), responsável pelos batalhões da Polícia Militar das áreas da Zona Sul, Zona Norte e Centro da cidade.

As investigações também apontaram que a quadrilha tem atuação em uma comunidade do bairro do Estácio e contava com um membro oriundo de São Paulo. A 7ª DP monitorava o grupo desde outubro, após identificar seu envolvimento em diversos roubos de veículos na região de Santa Teresa.

Os criminosos serão autuados por associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo, receptação de veículo roubado, condução de veículo com sinais adulterados e uso indevido de imagens e insígnias de instituições públicas.

Foto: Carlaile José Rodrigues