Policiais civis da 29ª DP (Madureira) prenderam um homem e uma mulher em flagrante por fraude, nesta segunda-feira (13/01), em um cartório no bairro de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro. A dupla foi presa por fazer declaração falsa para obter, de forma ilícita, uma procuração pública para realizar transações bancárias em nome de terceiros.
De acordo com os agentes, os autores apresentaram documentos adulterados em um cartório. A ação foi frustrada pelos policiais, que já monitoravam o grupo. Durante a abordagem, constataram que entre os documentos adulterados estava uma cópia de carteira de identidade com a foto e a assinatura da autora, mas em nome de outra pessoa. Ao ser questionada, alegou ter esquecido o documento original em casa, o que despertou ainda mais suspeitas e motivou a intervenção imediata da polícia.
As investigações demonstraram que um dos autores já havia utilizado o mesmo cartório para realizar fraudes semelhantes. Ele recrutava pessoas para se passarem por outorgantes e apresentava documentos modificados para enganar os funcionários do cartório. Em ao menos duas ocasiões, o cartório chegou a emitir procurações fraudulentas, induzido ao erro pelo grupo.
O homem é um dos maiores criminosos do estado no ramo de estelionato, atuando em diversos municípios do Rio de Janeiro. Possui um extenso histórico criminal e é investigado em 86 registros de ocorrência por crimes como estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos, associação criminosa, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A dupla foi autuada em flagrante pelos crimes de falsidade ideológica e falsa identidade. As investigações continuam para identificar outras fraudes e possíveis envolvidos no esquema criminoso.