Policiais civis da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) realizaram, nesta sexta-feira (17/01), uma operação contra o grupo de narcomilicianos que explora a comunidade do Guarda, em Del Castilho, Zona Norte do Rio. Cinco criminosos foram capturados e um miliciano que atacou os agentes foi neutralizado em confronto.
A operação foi fruto de um rigoroso trabalho de inteligência, que culminou na retirada de circulação de seis criminosos de alta periculosidade e na apreensão de um vasto arsenal bélico, contribuindo diretamente para o fortalecimento da segurança pública e a proteção dos moradores da região.
Ao todo, foram apreendidos oito granadas, três pistolas de uso restrito, 14 rádios transmissores, 10 carregadores de fuzis, 21 carregadores de pistolas, centenas de munições e roupas táticas. Uma motocicleta roubada foi recuperada.
Os detidos possuem extensas fichas criminais, respondendo por crimes como homicídio, roubo, constituição de milícia privada e extorsão. Uma miliciana presa estava foragida desde 2011, com mandado de prisão pendente por homicídio.
Os cinco foram autuados pelos crimes de milícia privada, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e receptação.