Agentes da 70ª DP (Tanguá) prenderam dois homens em flagrante, nesta quinta-feira (16/01), acusados de roubo de carga e receptação de telefone celular. Eles foram detidos no bairro da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, no momento em que subtraiam carga de cigarros.
A ação faz parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro, já são mais de 320 presos, além de veículos e cargas recuperados.
Os agentes diligenciaram ao local do crime após serem informados de que alguns motociclistas rondavam a sede de uma empresa em atitude suspeita. Durante a ação, um suspeito em uma motocicleta abordou um veículo com carga, obrigou o motorista a montar em sua garupa e saiu do local deixando o carro na via. Em seguida, um automóvel com os demais comparsas estacionou próximo ao carro abandonado, onde os criminosos efetuaram o transbordo da carga.
Diante dos fatos, uma parte da equipe perseguiu a motocicleta e a outra abordou os dois assaltantes em posse da carga roubada. O suspeito da moto, ao perceber o cerco, liberou a vítima em um shopping center próximo e se evadiu. Já com a dupla detida, os agentes encontraram um equipamento bloqueador de sinais de GPS.
Após a prisão, os agentes constataram que um dos detidos possuía um celular produto de roubo. A dupla é oriunda da Vila Kennedy, Zona Oeste da capital, e faz parte de uma quadrilha de assaltantes de cargas.
Um dos autores possui diversas anotações por crimes de roubo. As investigações continuam para identificar e prender o suspeito que fugiu, além de outros possíveis envolvidos.