NOTÍCIAS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Operação Torniquete: Polícia Civil prende líder do tráfico na comunidade César Maia

ASCOM - Assessoria de Comunicação

12/02/2025

Policiais civis da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter), com o apoio de outras delegacias especializadas, prenderam a principal liderança do tráfico de drogas na comunidade César Maia, em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio, nesta quarta-feira (12/02). A captura, que representa um grande impacto na estratégia expansionista do Comando Vermelho, ocorreu durante a "Operação Torniquete", realizada pelos Departamentos-Gerais de Polícia Especializada (DGPE) e da Capital (DGPC). Além da César Maia, os agentes atuam também no Quitungo, em Brás de Pina, Zona Norte do Rio.

De acordo com as investigações, o preso é responsável pela expansão territorial da organização criminosa na região das Vargens, além de envolvimento em conflitos armados contra grupos rivais. Os agentes apreenderam munições de fuzil, drogas e materiais utilizados pelo tráfico.

As investigações da Polícia Civil seguirão, com o objetivo de localizar e capturar as demais lideranças criminosas da região, bem como todos os envolvidos nas práticas delituosas da facção.

No Quitungo, as equipes localizaram três galpões utilizados para o transbordo de cargas roubadas. Diversos produtos foram encontrados nos locais.

As ações fazem parte da segunda fase da “Operação Torniquete”, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro, já são mais de 380 presos, além de veículos e cargas recuperados.

As duas comunidades são exploradas pela mesma facção, que fomenta a prática destes e de outros delitos. De acordo com investigações, esta organização criminosa ordena 90% dos roubos de cargas e 80% dos roubos de veículos praticados na Região Metropolitana.