Policiais civis da 20ª DP (Vila Isabel), com apoio de agentes da 19ª DP (Tijuca) e de representantes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, realizaram, nesta quinta-feira (20/02), uma operação contra um depósito de sucatas que compra e comercializa materiais metálicos de concessionárias de serviços públicos. O estabelecimento, situado na Rua São Francisco Xavier, pratica receptação de cabos de cobre, tampas de bueiro e hidrômetros, entre outros bens furtados. Durante a ação, duas pessoas foram presas em flagrante e o local foi demolido.
O objetivo da operação é reprimir a estrutura criminosa que fomenta os furtos na região, atacando toda a cadeia de receptação, além de fornecimento e consumo de drogas. As equipes cumpriram mandado de busca e apreensão no estabelecimento e encontraram grande quantidade de fiação de cobre que pertence a uma concessionária. Diante disso, o gerente e um funcionário do local foram conduzidos à unidade, onde foram autuados em flagrante por crime de receptação qualificada.
Segundo levantamento da 20ª DP, criminosos cometeram 64 furtos de hidrômetro e 13 subtrações de cabos ao longo de 2024 na circunscrição da unidade. Também no ano passado, 18 autores foram presos em flagrante, a maioria dependentes químicos em situação de rua. A delegacia, assim como outras distritais e especializadas, realiza ações contínuas contra esses criminosos, mais de 70% deles reincidentes.