Uma operação da 10ª DP (Botafogo), com apoio operacional de agentes da 7ª DP (Santa Teresa), da 9ª DP (Catete) e de policiais militares, desarticulou a maior quadrilha de assaltantes da Zona Sul do Rio, nesta quarta-feira (12/03). Ao todo, cinco pessoas foram presas no Complexo do São Carlos e em um condomínio na Rua Frei Caneca, na Região Central.
A ação foi deflagrada para localizar o assaltante mais procurado do estado e sua quadrilha. A liderança criminosa foi encontrada enquanto dormia em uma residência na localidade. As investigações apontam que ele é o autor de diversos roubos principalmente na Zona Sul. Considerado de altíssima periculosidade, o criminoso atuava com violência, agredindo e, em algumas vezes, atirando contra as vítimas.
Além dele, outros quatro criminosos foram presos durante a operação. Três foram presos em flagrante, autuados por receptação e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Já o último capturado estava foragido da Justiça.
Com o grupo, os policiais encontraram diversos materiais, como cordões e celulares. A suspeita é de que tudo seja produto dos assaltos cometidos pela quadrilha. Além disso, foram recuperadas três motocicletas provenientes de crimes.
A ficha criminal do grupo é extensa. Somados, eles têm mais de 50 anotações criminais, sendo que apenas um deles possuía 37 passagens.
O líder da quadrilha atuava mesmo depois de ser beneficiado com a liberdade provisória, em abril do ano passado. Ele levava terror aos moradores dos bairros de Botafogo, Flamengo, Catete, Lagoa, Santa Teresa, Copacabana e adjacências e após os crimes, ele sempre retornava para o São Carlos, para se esconder e se abrigar.