A Polícia Civil e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça promoveram, entre os dias 5 e 10 de agosto, o Curso de Segurança Orgânica. O trabalho foi realizado sob coordenação da Escola de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (Esisperj), vinculada à Subsecretaria de Inteligência (Ssinte).
A capacitação compõe o calendário de cursos presenciais de Inteligência de Segurança Pública da Senasp, que prevê cursos anuais em todas as unidades da federação. A Secretaria é responsável por formular políticas, diretrizes e ações para a segurança pública no país, dentre elas a capacitação de profissionais da área.
O Curso de Segurança Orgânica, em sua 35ª edição, contou com uma turma amplamente diversificada, contendo alunos de 20 instituições distintas, oriundos de cinco entes federativos, o que proporcionou total integração e consequente enriquecimento de conhecimento entre as agências integrantes. No total, 38 profissionais foram capacitadas, após 46 horas de aula, divididas em seis dias de curso.