A Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Polícia Civil, por meio da Escola de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Rio (Esisperj), promoveu, nesta segunda-feira (26/05), palestra sob o tema Inovação e Segurança: A Era da Inteligência Artificial como Algoritmos podem Moldar o Futuro da Segurança Pública.
O evento contou com aproximadamente 80 espectadores de diversas instituições e teve por objetivo refletir como a Inteligência Artificial (IA) está transformando o cenário da inovação. Além disso, o evento abordou os desafios emergentes na área de segurança pública, destacando o uso responsável da IA e as oportunidades para o avanço, como por exemplo o reconhecimento facial e padrões de comportamento.
Destacou-se ainda os riscos e cuidados na manipulação de dados gerados por sistemas inteligentes, como as falsificações digitais, além das dificuldades ainda enfrentadas na verificação de autenticidade de imagens, vídeos e áudios.
O palestrante, Sergio Assunção Monteiro, é professor universitário formado em Ciência da Computação (UECE), mestre e doutor em engenharia de sistemas e computação com foco em Otimização (COPPE/UFRJ), além de pós-doutorado em modelos matemáticos voltados para predição e alocação eficiente de recursos e desenvolvedor de linguagens de programação com foco nas linguagens Python, R e Java.