A Academia Estadual de Polícia Civil Sylvio Terra (Acadepol) foi palco, nesta segunda-feira (04/08), da aula de encerramento do curso de formação dos futuros agentes da Polícia Civil. Ao todo, 760 candidatos-alunos participaram do encontro, que contou com um “aulão” do secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.
Durante a solenidade, foram entregues diplomas aos alunos que se destacaram ao longo do período de formação, como os líderes dos grupos e os primeiros colocados de cada turma.
Por mais de uma hora, sob os olhares fixos dos futuros policiais civis, o secretário apresentou toda a estrutura da Secretaria, as ações e a missão da Polícia Civil. O secretário apresentou toda a estrutura da Polícia Civil, a história da instituição, além de projetos futuros, como o projeto de lei de unificação da carreira dos policiais civis. Além disso, foi apresentado a parte operacional, como as as ações contínuas da Operação Torniquete, Contenção e Rastreio. Ao final, houve uma grande comoção entre os futuros policiais civis, com abraços e choros, além da sensação de superação.
“A formação desses novos agentes é um passo fundamental para fortalecer a Polícia Civil e oferecer um serviço cada vez mais eficiente à população. Cada um tem um papel essencial na construção de uma instituição mais forte e comprometida com a sociedade. Estar aqui com eles hoje foi gratificante”, afirmou o secretário Felipe Curi.
A formação dos agentes é parte fundamental do fortalecimento da Polícia Civil, garantindo profissionais cada vez mais qualificados para atuar no combate à criminalidade e na proteção da sociedade fluminense. No segundo semestre, cerca de 800 novos alunos iniciarão o curso de formação na Acadepol, ampliando ainda mais o efetivo qualificado da instituição.