A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) inaugurou, nesta terça-feira (05/08), três novas delegacias especializadas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE-BF), a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA-BF) e a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC-BF) estão instaladas no mesmo imóvel da Delegacia de Homicídios da região.
Com investimento de cerca de R$ 4,5 milhões, o prédio da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) passou por obras de reforma para receber as novas unidades. A chegada das especializadas marca mais uma etapa da "Operação Torniquete", uma ofensiva estratégica que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas.
"Essas novas delegacias especializadas representam o fortalecimento da inteligência policial e o nosso compromisso em combater o crime com firmeza e estratégia", comentou o governador Cláudio Castro.
As novas unidades fazem parte do organograma do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE). Ao todo, atuarão nas delegacias 60 policiais e três delegados.
"A inauguração dessas delegacias é a materialização de um projeto de quando estava à frente da DRE, em 2018, foi a tese de conclusão de quando fiz o Curso Superior de Polícia Integrado. Estou muito honrado com a inauguração desta grande entrega, não só para Polícia Civil, mas, principalmente, para toda a população da Baixada Fluminense", comentou o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.
De acordo com investigações da Polícia Civil, as facções criminosas, que antes atuavam apenas no tráfico de drogas, são responsáveis por cerca de 80% dos roubos de veículos e 90% dos roubos de cargas, além de 50 a 60% dos homicídios. "Daí a importância de concentrarmos estas quatro delegacias num único complexo, com foco na investigação qualificada", completou o delegado Felipe Curi.
Niterói será a próxima cidade a receber delegacias especializadas que serão responsáveis por atender municípios próximos e Região dos Lagos. A inauguração está prevista para outubro.